LOADING
© Nuno Graça Moura
Reabilitação na Rua das Flores
R. Flores Refurbishment

obra abandonada durante a construção, devido a adulteração do projecto.

 

O projecto prevê a remodelação de 3 lotes na Rua das Flores que se estendem até à Rua Mouzinho da Silveira. As edificações na Rua das Flores datam do séc. XVI, sendo as actuais fachadas e volumetria do séc. XVIII. As edificações voltadas à Rua Mouzinha da Silveira datam do início do séc. XX. Actualmente encontram-se em avançado estado de ruína, estando todas parcialmente interligadas. Uma boa parte dos seus elementos tipológicos essenciais, como paredes de meação, caixa de escadas com clarabóia e duas fachadas para o interior do quarteirão, desapareceram. Do ponto de vista construtivo, uma boa parte da construção tem estrutura em betão armado. A restante estrutura em vigamento de madeira está irrecuperável.  Das alterações ao longo dos tempos resultaram fachadas apoiadas em vigamentos em aço com respectiva supressão da sua parte inferior. 

No que diz respeito ao interior dos edifícios, tratar-se-á de uma obra de construção integral nova adequada a novos usos e programas, em que se procurará repor os elementos tipológicos relevantes como paredes de meação, fachadas e saguão, e escadas, bem como a interligação pontual dos lotes. 

No que diz respeito aos elementos exteriores, incluindo caixilharias das construções, terão de ser obrigatoriamente preservados, conforme regulamentos definidos pela SRU. As fachadas deverão ser conservadas, procurando corrigir elementos entretanto adulterados, como pilares de pedra retirados para abertura de vão de loja no r/c, reconstrução de varanda na fachada para a Rua Mouzinho da Silveira, correcção de dimensão de vãos, reconstituição de guardas de varandas em ferro e de caixilharias em madeira pintada. Prevê-se duplo caixilho em madeira, ambos com vidro simples, sendo o interior em vidro único, por forma a não alterar a delicada expressão da caixilharia. As coberturas serão em telha. Os diversos volumes recuados deverão manter-se procurando ocultar os mais diversos equipamentos destinados ao funcionamento actual das edificações. A pormenorização interior é nova, mas baseada no desenho, medidas e escala da antiga. 


projcount is: 54
thumbnail index is: 4
previous nid is: 294
next nid is: 266
P - Porto
2014 2018

thumbscount is:
thumbnail index is:
prevpicfile is:
nextpicfile is:
webdesign   rucativa
webdesign   rucativa